File:Basile Jonathan Massa por Argamassa A Biblioteca de Babel e o Sonho de Totalidade 2019.pdf

From Monoskop
Revision as of 05:59, 14 November 2019 by Jonotrain (talk | contribs) (Massa por Argamassa: A "Biblioteca de Babel" e o Sonho de Totalidade Massa por Argamassa apresenta uma exploração profunda de um dos maiores ilusionistas da literatura, Jorge Luis Borges. Seu conto “A Biblioteca de Babel” é um exemplar ilustre de sua capacidade lúdica, embora não somente devido ao mundo invertido que nele é imaginado, no qual uma biblioteca, que supostamente contém todas as combinações possíveis de todas as letras, palavras e livros, é vasculhada por bibliotecários devotos e...)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Summary

Massa por Argamassa: A "Biblioteca de Babel" e o Sonho de Totalidade

Massa por Argamassa apresenta uma exploração profunda de um dos maiores ilusionistas da literatura, Jorge Luis Borges. Seu conto “A Biblioteca de Babel” é um exemplar ilustre de sua capacidade lúdica, embora não somente devido ao mundo invertido que nele é imaginado, no qual uma biblioteca, que supostamente contém todas as combinações possíveis de todas as letras, palavras e livros, é vasculhada por bibliotecários devotos em busca de verdades divinamente pré-fabricadas. Pois também é preciso lidar com a ironia da narração de Borges, que constantemente põe em xeque as afirmações do narrador sobre a universalidade da biblioteca, incluindo a própria possibilidade de exaurir os significados possíveis através de um processo combinatório.

Borges direcionava seus leitores para sua obra de não-ficção para que descobrissem o verdadeiro autor da ideia da biblioteca universal. Mas seus ensaios supostamente históricos são notoriamente repletos de referências falsas e contradições. Seja na verdade ou na ficção, Borges nunca atinge uma conclusão estável sobre as premissas atomistas da biblioteca universal – seria possível encontrar um conjunto de caracteres capaz de expressar todo o significado possível, ou estariam essas letras, assim como suas histórias e ensaios, se multiplicando e dividindo em uma incompletude incansável?

Embora muitos leitores de Borges o veem como um presságio de nossas tecnologias digitais, eles muitas vezes dão crédito demais a nossas invenções ao fazê-lo. Aqueles que elidem a necessária incompletude da Biblioteca de Babel a comparam com a Internet, assumindo que ambos seriam arquivos totais de todo o pensamento e expressão possíveis. Embora as imaginações de Borges tenham contribuído para a criatividade digital (libraryofbabel.info é certamente uma evidência disto), elas o fazem demonstrando a necessária incompletude de todos os projetos totalizadores, independentemente de seu refino tecnológico. No final, Basile guia os leitores em direção à ideia de que uma exposição fictícia/imaginária possui certo poder sobre a tecnologia.

ABOUT THE AUTHOR

Jonathan Basile está atualmente cursando o doutorado no programa de Literatura Comparativa da Universidade de Emory, e é também o criador de uma biblioteca universal digital, libraryofbabel.info. Sua não-ficção já foi publicada no The Paris Review Daily, Guernica, e Electric Literature, e sua ficção foi publicada em minor literature[s] e Litro. Nem é preciso dizer que suas obras também estão disponíveis na Biblioteca de Babel, se você souber onde procurar.

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeDimensionsUserComment
current05:59, 14 November 2019 (8.27 MB)Jonotrain (talk | contribs)Massa por Argamassa: A "Biblioteca de Babel" e o Sonho de Totalidade Massa por Argamassa apresenta uma exploração profunda de um dos maiores ilusionistas da literatura, Jorge Luis Borges. Seu conto “A Biblioteca de Babel” é um exemplar ilustre de sua capacidade lúdica, embora não somente devido ao mundo invertido que nele é imaginado, no qual uma biblioteca, que supostamente contém todas as combinações possíveis de todas as letras, palavras e livros, é vasculhada por bibliotecários devotos e...
  • You cannot overwrite this file.

The following page uses this file: