Régis Debray: Vida e Morte da Imagem: Uma história do olhar no Ocidente (1992/94/95) [Portuguese/Spanish]

20 November 2012, dusan

A imagem sempre dominou os homens, mas o olhar ocidental tem uma história e cada época seu inconsciente ótico. Antes de ser artístico, nosso olhar foi mágico. Atualmente tornou-se econômico.

Não há imagem em si. Seu estatuto e seus poderes modificaram-se ao sabor das revoluções técnicas e das crenças coletivas. Foi a lógica dessa evolução surpreendente que se pretendeu seguir aqui, passo a passo, desde as grotas ornadas até o painel de computador. Reconciliando, por uma abordagem midiológica, as visões material e espiritual do mundo da arte – tratadas, quase sempre, de forma exclusiva. A era das imagens terá sido apenas um breve parêntesis entre o tempo dos “ídolos” e o tempo do “visual” em que estamos mergulhados?

Em todo caso, a elucidação dos códigos invisíveis do visível dissipa alguns mitos tenazes, tais como “a história da Arte” ou “a Civilização da imagem”. Entrando na vídeosfera, com o salto decisivo do cinema para a televisão e, em breve, com a revolução numérica, vai ser preciso, sem dúvida, dizer adeus também à “sociedade do espetáculo”.

De Régis Debray, já. foi publicado -igualmente pela VOZES -o livro Curso de Midiologia Geral, que apresenta um estudo sobre os fatos de mediação e transmissão do verbo.

Originally published in French as Viet et mort de l’image: Une histoire du regard en Occident, Editions Gallimard, 1992

Portuguese edition: Vida e Morte da Imagem: Uma história do olhar no Ocidente
Translated by Guilherme Teixeira
Publisher Vozes, Petrópolis, RJ, Brazil, 1994
ISBN 8532610927
376 pages

Spanish edition: Vida y muerte de la imagen: Historia de la mirada en Occidente
Translated by Ramón Hervás
Publisher Edicios Paidós, Barcelona/Buenos Aires/México, 1994
ISBN 8475099815
318 pages

PDF [Portuguese]
PDF (no OCR) [Spanish]


Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply

Name (required)

Email (required)

Website

Speak your mind