Navilouca: almanaque dos aqua-loucos (1974) [BR-PT]

7 March 2016, dusan

Navilouca is a Brazilian avant-garde art and poetry magazine, of which only a single issue appeared, in 1974.

“Navilouca foi uma revista de poesia e arte de vanguarda brasileira, que circulou apenas uma edição, em 1974.

Inspirados pelas publicações do Concretismo, como Noigandres e Invenção, os poetas Torquato Neto e Waly Salomão elaboraram em 1971 o projeto de uma revista que revelasse a produção poética experimental do Brasil da época, influenciada pelo Tropicalismo e pela contracultura.

A revista teve projeto gráfico de Óscar Ramos e Luciano Figueiredo. Em formato grande (27 x 36 cm), apresentava-se já na capa como “edição única”, funcionando como uma antologia de poetas experimentais. No enanto, o grupo não conseguiu reunir os recursos necessários para imprimir e distribuir a sua criação.

Torquato morreu em 1972, sem conseguir ver a revista publicada. Com a intermediação de Caetano Veloso, Waly conseguiu que André Midani, executivo da Polygram, apoiasse a ideia. Navilouca foi finalmente lançada em 1974 e oferecida como brinde de Natal a clientes da gravadora. Em 1975, alguns exemplares foram distribuídos e vendidos em livrarias.” (Wikipedia)

With Augusto de Campos, Rogério Duarte, Torquato Neto, Waly Salomão, Décio Pignatari, Duda Machado, Hélio Oiticica, Jorge Salomão, Stephen Berg, Luiz Otávio Pimentel, Chacal, Luciano Figueiredo, Óscar Ramos, Ivan Cardoso, Lygia Clark, Caetano Veloso, and Haroldo de Campos.

Edited by Torquato Neto and Waly Sailormoon
Publisher Edições Gernasa e Artes Gráficas, Rio de Janeiro, [1974]
[92] pages

Facebook

PDF (24 MB; missing pages 4, 29, 44, 45, 48, 49; assembled from JPEGs on Torquatoneto.com.br, Urubuweb and Internet Archive)


Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply

Name (required)

Email (required)

Website

Speak your mind