Ricardo Rosas, Giseli Vasconcelos (eds.): net_cultura 1.0: Digitofagia (2006) [BR-PT]

25 August 2016, dusan

A collection of essays contextualizing actions and initiatives in Brazil’s net culture and hacktivism, edited by the late Ricardo Rosas and Giseli Vasconcelos and coming out of their experience creating Festival Digitofagia in 2004.

“Digitofagia é resultado de um processo coletivo de pensamento gerado durante a concepção, planejamento e realização de um festival de mídia tática, no Rio de Janeiro e em São Paulo, no ano de 2004, que discutiu, entre outras coisas, a necessidade urgente de “abrasileirar” práticas de mídia-ativismo que até então eram teorizadas, praticadas e planejadas sob a influência de teorias e práticas aparentemente alheias ao contexto brasileiro.

A concepção de Digitofagia foi pensar uma pratica antropofágica que se reatualiza no contexto da cultura digital, reabastecendo seu viés libertário. Para tanto, abraçar práticas espontâneas na cultura contemporânea brasileira, como a pirataria, os camelôs e a gambiarra, seria, quem sabe, formas de trazer a mídia tática para um campo mais familiar e mais cotidiano aos praticantes, teóricos e activistas brasileiros. Afinal, a própria cultura brasileira é um codigo (em) aberto.”

“Composto por 35 textos de escritores, ativistas, pesquisadores, acadêmicos e artistas preocupados com os caminhos do ativismo político-artístico nos tempos da globalização digital, Digitofagia é fruto da inesgotável energia e alegria de Ricardo Rosas (1969-2007), que primeiro pensou e organizou, ao lado de Giseli Vasconcelos, os textos selecionados para este volume.”

Publisher Radical Livros, São Paulo, with Sarai/CSDS, Delhi, and Waag Society, Amsterdam, 2006
Creative Commons BY-SA-NC 2.5 Brazil
ISBN 8598600048, 9788598600048
347 pages

Commentary: Paul Keller (2009), Geert Lovink (2009).

Publisher, (2)

PDF (8 MB)
Issuu


Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply

Name (required)

Email (required)

Website

Speak your mind